complementaridade energética - uma nova ferramenta

complementaridade energética – uma ferramenta

A possível complementaridade energética entre recursos renováveis pode contribuir para sistemas híbridos de geração (baseados por exemplo em energias eólica e solar) mais eficientes. Também pode contribuir em cenários mais apropriados para uma maior exploração de energias renováveis. [Um livro (editado pelo autor) consolidando avanços sobre o tema será lançado em breve.]

——- ——-

Os sistemas de geração de energia baseados em recursos renováveis apresentam altos custos iniciais e, via de regra, uma baixa eficiência global, entre outras dificuldades. O emprego de mais de uma fonte de energia em um mesmo sistema pode elevar ainda mais os custos de instalação mas pode levar a benefícios a longo prazo, considerando o tempo de vida útil de dada projeto. Uma possível complementaridade entre os recursos renováveis empregados seria um fator positivo no sentido de viabilizar técnica e economicamente esses sistemas.

O que são sistemas híbridos?

É comum associar mais de uma fonte de energia em um mesmo sistema de geração. É cada vez mais comum encontrar sistemas baseados em energia eólica em energia solar fotovoltaica. Um exemplo são os sistemas que permitem a operação de telefones de emergência ao longo de rodovias, com um ou dois painéis fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas. Uma associação desse tipo apresenta custos iniciais maiores que sistemas baseados em um outro dos recursos energéticos aproveitados, mas o desempenho permite um custo a longo prazo menor.

A disponibilidade de energia oferecida pelos recursos renováveis pode apresentam grande variabilidade ao longo do tempo. A energia solar varia segundo ciclos conhecidos, ao longo dos dias e das estações do ano, além de ser reduzida também pela cobertura de nuvens. Os ventos apresentam grande intermitência, dificultando bastante seu aproveitamento para geração de energia. Em sistemas de pequeno porte, não conectados ao sistema interligado, é fundamental a inclusão de meios para armazenamento de energia, para compensar esses efeitos.

Também é comum associar sistemas de apoio aos sistemas híbridos baseados unicamente em energias renováveis. Esses sistemas de apoio seriam baseados em recursos não-renováveis e acionados quando a demanda não estiver sendo atendida. Eventualmente após vários dias chuvosos, ao longo dos quais tiverem ocorrido demandas excepcionalmente altas, com as cargas das baterias (ou mesmo os níveis dos reservatórios, se for o caso,) em níveis muito baixos, pode ser necessário acionar geradores a base de combustíveis fósseis.

Em cenários mais apropriados para energias renováveis

O artigo A revolução necessária para as energias renováveis aborda as mudanças que devem ser construídas para que as energias renováveis possam ser integradas de modo abrangente nas sociedades modernas. Um movimento de descentralização social deverá abrir caminho para comunidades pequenas e médias se adaptarem ao uso mais intensivo de energias hidrelétrica, eólica e solar (e outras formas de energia que ainda exijam amadurecimento), inseridas em um panorama social mais equilibrado.

A conjugação de mais de uma fonte de energia e seu emprego em regime de complementaridade constituem ferramentas fundamentais para a consolidação dos recursos energéticos renováveis como fontes de energia em pequena e média escalas. E para além de servirem como fontes de energia, também embasariam os processos de transformação social, catalisando as mudanças necessárias.

Em um contexto de descentralização, a abordagem da questão energética, juntamente com outros aspectos econômicos e sociais, deve encarar a necessidade de formação de mão-de-obra e de valorização de conhecimentos científico e tecnológico e sua apropriação e proliferação localmente. Esse ambiente de transformação exige um nível crescente de escolaridade da população.

Livro consolidando avanços sobre o tema será lançado em breve

A complementaridade energética foi tema do doutoramento do autor em 2001 e os artigos publicados a partir dessa tese, nos anos subsequentes, levaram ao surgimento de grupos de pesquisa ao redor do mundo dedicados ao assunto. Um artigo publicado em janeiro de 2020, revisando os avanços na abordagem da complementaridade rapidamente se tornou o artigo mais baixado do periódico Solar Energy, publicado pela Elsevier. Esse artigo levou a um convite pela Academic Press para editar, juntamente com o pesquisador Jakub Jurasz, o primeiro livro dedicado ao tema. Esse livro será lançado em breve.

——- ——-

Esta crônica discute temas abordados em Energias renováveis, velharias clássicas e uma certa obsessão positiva, publicado pela Editora Metamorfose em novembro de 2021. [P.S. O livro sobre complementaridade foi publicado em maio de 2022.]

Você quer acrescentar comentários? Entre em contato por e-mail e receba instruções.

<< anterior | posterior >>

Sobre quem escreve

Escritor com livro de crônicas publicado em 2021 e livro de contos em 2022. Doutor em Engenharia, professor da UFRGS e pesquisador do CNPq em energias renováveis. Editor convidado em livro publicado pela Academic Press.
Siga no instagram: @alexandrefbeluco