a grande onda de Kanagawa

a grande onda de Kanagawa entre tantas visões do Fuji

Essa imagem da onda, a grande onda de Kanagawa, é parte de um conjunto de imagens produzidas em xilogravura por Hokusai na primeira metade do século XIX. Foi resultado de um apurado processo de criação e, também, de um modo amplo, de um estilo de vida voltado ao equilíbrio pessoal.

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A ‘Grande Onda de Kanagawa’, mais conhecida simplesmente como ‘A Onda’, é uma famosa xilogravura do mestre japonês Katsushika Hokusai. Ele era especialista em um tipo de xilogravura conhecida como ‘ukiyo-e’. Foi publicada em 1830 ou 1831 (no período Edo) na série de ukiyo-e denominada como ‘trinta e seis vistas do monte Fuji’, sendo a obra mais conhecida do mestre japonês.

Nela, aparece uma enorme onda ameaçando uma pequena embarcação de pescadores, na província de Kanagawa, nas proximidades do monte Fuji, visível ao fundo. Apesar da sua dimensão, essa onda pode ser apenas uma onda ‘normal’ criada pelo efeito de ventos e de marés. Como outros trabalhos dessa série, é retratada uma área no entorno do monte Fuji, sob circunstâncias bem definidas.

A gravura tem 37 centímetros de largura por 25 centímetros de altura e o molde utilizado originalmente por Hokusai para sua confecção foi ainda utilizado para emissão de milhares de cópias, muito procuradas ao longo do tempo por colecionadores. O processo de elaboração e de posterior confecção de cópias foi certamente o responsável pela ampla divulgação dessa imagem.

a grande onda de Kanagawa

Essa gravura pode ser considerada a xilogravura mais conhecida de seu gênero e a obra mais famosa de seu autor. Também pode ser considerada como a imagem mais conhecida do mundo!

O mestre Katsushika Hokusai nasceu em 1760 e desde cedo esteve envolvido com a produção de ilustrações e com o aprendizado e depois a execução de técnicas de xilogravura. O mestre Hokusai, alguns anos antes de seu falecimento, teria dito:

Com cinco anos de idade tinha a mania de fazer traços das coisas. Com cinquenta de idade tinha produzido um grande número de desenhos, contudo, nenhum tinha um verdadeiro mérito até os 70 anos. Aos 73 finalmente aprendi algo sobre a qualidade verdadeira das coisas, pássaros, animais, insetos, peixes, as ervas ou as árvores. Portanto, com oitenta anos de idade terei feito um certo progresso, aos 90 terei penetrado no significado mais profundo das coisas, aos 100 terei feito realmente maravilhas e aos 110, cada ponto, cada linha, possuirá vida própria.

Ele faleceu aos 89 anos, em 1849.

O ukiyo-e é uma técnica de xilogravura que surgiu na China, principalmente para ilustrar textos budistas, e que se tornou muito popular no Japão durante o século XIX. A técnica do ukiyo-e (em japonês, ‘pinturas do mundo flutuante’) é baseada no emprego de pranchas de madeira, permitindo a criação de gravuras de tamanhos razoáveis e de centenas e mesmo milhares de cópias.

O período de criação d’a grande onda’ e de outras das 36 ou 46 vistas do monte Fuji foi m período especialmente difícil para o mestre Hokusai, tanto por dificuldades econômicas quanto por problemas de saúde. As ‘vistas do monte Fuji’ podem mostrar uma intenção do mestre em comparar o sagrado, a grande onda de Kanagawa representado pelo Monte Fuji, com o cotidiano e com as dificuldades da vida real.

Algumas de suas obras anteriores, mesmo de algumas décadas antes, já apresentam elementos que apareceram diretamente ou que apareceram depois de algum amadurecimento n’a grande onda’. À esquerda, por exemplo, aparece ‘Oshiokuri Hato Tsusen no Zu’, uma xilogravura criada em 1805 e que retrata o oceano como um material denso e uniforme, compacto, que mantém sua forma apesar das interações com a massa de ar externa à superfície e que tenta lhe impor uma forma.

Essa gravura já mostra pescadores e seu caminho, buscando sua própria sobrevivência e mantendo seu modo de vida, vivendo entre as exigências dos sagrado e as dificuldades impostas por uma vida que muitas vezes parece não ter sentido algum. a grande onda de Kanagawa As ondas parece que caprichosamente empurram os pescadores para longe de seu objetivo.

À direita, aparece ‘Kaijo no Fuji’, das ‘cem vistas do Monte Fuji’, publicada em 1834. Essa gravura mostra o mar se movimentando bruscamente, violentamente, com mais dinâmica que no outro trabalho, com as cristas como que formadas por facas em movimento, ameaçando verdadeiramente tudo em seu entorno.

Esta obra também mostra de um modo muito interessante a maneira como as aves e as cristas das ondas parecem se movimentar com uma certa harmonia. Os olhos do observador parecem ser atraídos por uma espécie de dança que é executada entre as aves e a água em movimento. Como que buscando um equilíbrio entre tantas influências.

As ‘trinta e seis visões do monte Fuji’ (que na verdade foram quarenta e seis obras, com dez novas obras apresentadas ainda após a publicação original da série), entre outros trabalhos de Hokusai, podem ser consultadas em 36 views of mt fuji. Este site é dedicado à obra do mestre japonês e mostra muito mais informações sobre seus trabalhos.

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Esta crônica discute temas abordados em Energias renováveis, velharias clássicas e uma certa obsessão positiva, publicado pela Editora Metamorfose em novembro de 2021. “A grande onda” já foi tema de um post no perfil do autor no instagram.

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Sobre quem escreve

Escritor com livro de crônicas publicado em 2021 e livro de contos em 2022. Doutor em Engenharia, professor da UFRGS e pesquisador do CNPq em energias renováveis. Editor convidado em livro publicado pela Academic Press.
Siga no instagram: @alexandrefbeluco