a partida de Xadrez disputada entre Einstein e Oppenheimer

Esta partida foi disputada por Albert Einstein e J. Robert Oppenheimer, em Princeton, nos Estados Unidos, em 1933. Dois grandes gênios – Einstein estava chegando à Princeton naquele ano e Oppenheimer era um recém doutor brilhante que trazia novidades da Europa.

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O filme Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, foi lançado recentemente e conta a história de físico Julius Robert Oppenheimer. Primeiro, seu envolvimento com o projeto que resultou na primeira explosão de bomba nuclear. Depois, sua trajetória buscando justificar seus pontos de vista e argumentar em favor de um legado. Após o final da Segunda Guerra, ele liderou um centro de pesquisas em Princeton, onde Einstein também trabalhava.

Antes da partida, àqueles não-iniciados em Xadrez, a figura abaixo à esquerda mostra a distribuição inicial das peças no tabuleiro. Sessenta e quatro casas, oito colunas por oito fileiras, os oito peões de cada lado ocupando as respectivas segundas fileiras de brancas e de pretas. Nas primeiras fileiras, a rainha branca fica à esquerda do enxadrista a quem couber jogar com as brancas e ao seu lado o rei. Depois, por ordem alfabética, bispos, cavalos e reis, do centro para as extremidades. peças em suas posições iniciais no tabuleiro de Xadrez A rainha preta é colocada na mesma fileira da rainha branca, assim como acontece também com o rei preto. As brancas iniciam o jogo e um sorteio simples define quem ficará com as brancas.

As jogadas podem ser descritas localizando a casa de destino, com a notação que aparece nessa mesma figura. Letras indicam colunas, números indicam fileiras. Então se, em uma jogada de abertura, o objetivo é mover o peão que fica em frente ao rei branco duas peças adiante, a jogada poderá ser denominada como e4.

Se duas peças puderem ser movidas para uma mesma casa, se houver dúvida quanto à peça envolvida nesse movimento, então se antecede a denominação da casa por uma letra que identifique a peça a ser movida. R para o rei, D para a dama, B para os bispos, C para os cavalos, T para as torres e P para os peões.

A primeira jogada envolveu os peões dos reis. 1. e4 e5. As brancas couberam à Einstein e ele abre o jogo movimentando o peão do rei duas casas à frente e liberando seu bispo do rei. Oppenheimer também abre com seu pão do rei, também liberando seu bispo.

Na jogada seguinte, 2. Cf3 Cc6, Einstein abre seu cavalo do rei para ameaçar o peão de Oppenheimer, ao que este movimenta seu cavalo da rainha para proteger o peão ameaçado. Estas duas primeiras jogadas configuram a abertura conhecida como Ruy Lopez.

Em 3. Bb5 a6, Einstein avança o bispo e trava o cavalo que havia sido aberto. Se o cavalo for acionado para defender o peão em e5, deixará a defesa do rei enfraquecida. Oppenheimer avança o peão da torre, ameaçando o bispo e forçando-o a recuar. É a Defesa Morphy.

Os não-iniciados podem observar que, no registro da segunda jogada, aparecem as denominações das peças que foram movidas, cavalos. O mesmo acontece na terceira jogada, no movimento das peças brancas, um bispo. Artifício para deixar claro quais peças devem ser movidas.

A figura à direita, animada, mostra as jogadas até este momento do jogo, deixando claros os movimentos de cada lado, a importância dos cavalos na Abertura Ruy Lopez e o efeito localizado e lateral que é obtido com a Defesa Morphy. As brancas consideram importante esse bispo?

Einstein recua seu bispo, que permanece ainda ameaçando o cavalo de Oppenheimer. Oppenheimer decide fechar o cerco contra esse bispo e avançam o peão para b5. É a quarta jogada: 4. Ba4 b5!As pretas parecem ter atuado em resposta às brancas, mas a verdade é que neste momento do jogo elas dominam a região central do tabuleiro.

Em 5. Bb3 Cf6, Einstein então recua seu bispo para a linha imediatamente à frente dos peões. Seu oponente abre o cavalo do rei e ameaça o peão de Einstein colocado em e4. Oppenheimer domina as casas a4 e a5, assim como c4. Também domina as casas d4 e f4 por um peão protegido por cavalo.

As brancas rocam enquanto Oppenheimer come o peão ameaçado pelo cavalo recentemente aberto. 6. O-O Cxe4. Além do domínio central, as pretas agora também colocam um cavalo em posição ameaçadora. Na sequência, 7. Te1 d5, Einstein se defende, ameaçando esse cavalo avançado com a torre envolvida no roque. Oppenheimer avança um peão para proteger esse cavalo. As pretas parecem dominar, mas a partir da próxima jogada, as brancas começam a virar o jogo.

8. a4 b4 / 9. d3 – Einstein avança o peão do rei da dama, duas casas. Oppenheimer avança seu peão em b5 para b4, para protegê-lo. Einstein então avança o peão de d2 para ameaçar o cavalo em e4. Esses movimentos de peões começam a neutralizar o avanço das pretas.

9. …Cc5 – Oppenheimer então recua seu cavalo para perto do outro cavalo, tentando equilibrar os movimentos recentes das brancas e retomar o controle do centro do tabuleiro. Mas, ao contrário, Einstein vs Oppenheimer sua análise se mostra limitada e acaba abrindo espaço para uma forte ameaça!

Na sequência desses movimentos, 10. Cxe5 Ce7, Einstein então captura o peão em e5 com um de seus cavalos (como aparece ao lado), preparando um cheque. Esse movimento é percebido por seu oponente, como não poderia deixar de ser, e ele leva um cavalo para próximo de seu rei.

As brancas levam sua rainha para uma posição extremamente agressiva nesse contexto, com 11. Df3, exigindo resposta das pretas. Oppenheimer avança seu peão para f6, 11. …f6, aparentemente reduzindo a força do ataque e ameaçando o cavalo em e5.

A partir daí, 12. Dh5+, Einstein leva sua dama à última coluna pela diagonal, decretando o cheque. Oppenheimer se vê sujeito a uma situação difícil e com poucas opções.

As pretas decidem por 12. …g6 e, na continuação, 13. Cxg6 hxg6. As brancas capturam o peão levado à g6 para defesa do rei e cravam o cavalo preto colocado à frente de seu rei. As pretas capturam o cavalo com um peão e mantêm a rainha ameaçada, expondo mortalmente sua torre.

14. Dxh8 Cxb3 – As brancas então capturam a torre, colocando mais uma peça em posição estratégica ameaçando o rei inimigo. Oppenheimer captura o bispo em b3, para evitar que ele participe da ameaça em curso. As pretas dominavam o centro mas vêem seu poderio esvair-se jogada após jogada.

Em 15. cxb3 Dd6 / 16. Bh6 Rd7, Einstein captura esse cavalo e dá a Oppenheimer uma rodada de alívio na sequência de progressos de suas peças. As pretas então avançam com a dama para d6. Einstein daí ameaça o bispo do rei com seu bispo e as pretas buscam nova posição para seu rei.

Na décima sétima etapa e na primeira parte da etapa seguinte, 17. Bxf8 Bb7 / 18. Dg7, Einstein captura o bispo que já se encontrava sob ataque e, obviamente, as pretas movimentam seu bispo para cravar o bispo das brancas. E, por fim, Einstein vs Oppenheimer Einstein move sua dama para g7.

Na sequência, 18. …Te8 / 19. Cd2 c5, as pretas trazem a torre da dama para a região do conflito. Einstein leva seu cavalo da dama para d2 e Oppenheimer avança um peão, abrindo espaço para que seu rei não se veja sem alternativas de movimento. A sensação de asfixia é real!

A figura ao lado mostra um retrato do tabuleiro exatamente neste momento do jogo. As pretas têm algumas jogadas possíveis, mas uma capacidade limitada de agressão às brancas. Enquanto isso, o passo a passo para as brancas chegarem ao mate se torna claro.

Na jogada seguinte, 20. TDd1 a5, as brancas seguem seu plano e trazem a torre da dama para o centro, enquanto Oppenheimer avança um peão para a5. E em 21. Cc4 dxc4, Einstein lança um ataque à dama de Oppenheimer, que é neutralizado por um peão.

22. dxc4 Dxd1 / 23. Txd1+ – Einstein captura o peão que lhe levara o cavalo, abrindo um ataque que será fulminante. Oppenheimer se vê sem alternativas e captura a torre que ameaça sua dama, Einstein vs Oppenheimer que é capturada, por sua vez, pela outra torre branca. Xeque!

A captura da dama preta estabeleceu a ameaça da torre ao rei. Oppenheimer precisa se proteger e leva seu rei para c8. 23. …Rc8. Sua derrocada se aproxima.

A figura à esquerda mostra as posições ao final da vigésima terceira rodada. As pretas sofreram um violento revés após um momento de supremacia na região central do tabuleiro, logo após a fase inicial da partida. O final do jogo se torna previsível.

Einstein então captura o cavalo com seu bispo. 24. Bxe7. Sua vantagem em peças e em posicionamento é evidente. Oppenheimer sabe disso e capitula. 24. …1-0. As brancas vencem.

É necessário ressaltar que não existem registros oficiais sobre esta partida. Alguns até mesmo duvidam que esta partida tenha de fato ocorrido.

Referências

D’Agostini, O.G. (1954) Xadrez Básico. Rio de Janeiro, Edições de Ouro, 596p.

chessgames.com, Albert Einstein vs Robert Oppenheimer, 1933.
Disponível em chessgames.com/perl/chessgame?gid=1261614.

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Os diagramas estáticos e dinâmicos foram construídos a partir dos recursos oferecidos pelo site apronus.com. Entre teclados de piano e cordas de guitarra virtuais, aulas de música e aulas de inglês e alemão, também um software que permite retratar etapas de partidas de Xadrez.

Outras crônicas sobre este tema podem ser encontrados em xadrez, enquanto partidas interessantes aparecem em partidas notáveis. Uma concepção “atualizada” conhecida como Xadrez agressivo, talvez uma modernização do Xadrez, é explorada em novas crônicas.

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Sobre quem escreve

Escritor com livro de crônicas publicado em 2021 e livro de contos em 2022. Doutor em Engenharia, professor da UFRGS e pesquisador do CNPq em energias renováveis. Editor convidado em livro publicado pela Academic Press.
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